Relação positiva entre nutricionista e paciente

Nutrição Oncológica

Alimentação sob medida

Permitir uma alimentação tão rica e balanceada nutricionalmente quanto atraente. Esse é o objetivo do serviço de nutrição oncológica para que os pacientes oncológicos tenham a melhora de seu sistema imunológico, e tenham também o alívio de alguns sintomas provocados pelo tratamento.

A assistência consiste em um conjunto de ações, que incluem avaliação, diagnóstico e elaboração de um plano de cuidados personalizado. Para adequar o cardápio, os profissionais levam em consideração o tipo de câncer, o esquema de tratamento, os sintomas gastrointestinais, eventuais carências nutricionais e os hábitos alimentares do paciente, bem como aspectos sociais, psicológicos e financeiros. Com base nessas informações, é criado o plano de cuidados.

bandeja com o que há de melhor na gastronomia hospitalar

Para que serve o plano de cuidados

bandeja com o que há de melhor na gastronomia hospitalar

O plano de cuidados serve para orientar os pacientes sobre a importância de manter uma alimentação adequada para fortalecer o sistema imunológico durante o tratamento. Para isso, formula um plano alimentar para atender, sempre que possível, as necessidades nutricionais e hídricas, conforme aceitação, condições clínicas e hábitos alimentares do paciente.

Além disso, a equipe ensina aos pacientes e seus familiares estratégias nutricionais para controle de sintomas e indica suplementos nutricionais orais e outros produtos que melhoram o estado nutricional do paciente, sempre que necessário.

Oficina de Gastronomia

Alimentação é um tópico central em oncologia, considerando duas questões: a doença, em si, pode comprometer o estado nutricional, promovendo desnutrição. O câncer e/ou seu tratamento são capazes de acarretar alterações no paladar, falta de apetite, dificuldade de engolir e lesões na boca, o que dificulta a alimentação.

Capa do guia nutricional

Guia de Alimentação para Paciente Oncológico

Tenha em mãos a coletânea de informações que ajudam o paciente e seus familiares a conhecer os benefícios da alimentação saudável, antes, durante e após o tratamento.

Baixe o guia