Imagem de uma mulher fazendo uma ressonância magnética.

Cuidados Paliativos

Por zelar pela humanização no cuidado de saúde, o Americas Oncologia oferece atendimento diferenciado a pacientes e familiares que enfrentam doenças crônicas e graves. Para isso, conta com o Programa de Cuidados Paliativos, que dá suporte aos pacientes em ambiente de internação e também em consulta ambulatorial.

A equipe de cuidados paliativos tem como objetivo melhorar a qualidade de vida desses pacientes, por meio de pronta avaliação, com objetivo de prevenção e alívio de sofrimento. Trata-se de uma equipe multiprofissional especializada, que busca integrar uma abordagem física, psíquica, social e espiritual.

Esses profissionais oferecem, também, apoio aos familiares do paciente, que enfrentam a doença junto com seus entes queridos.

O time atua de forma integrada com oncologistas e onco-hematologistas, seguindo a recomendação da American Society of Clinical Oncology (ASCO) de promover o acompanhamento precoce, pela equipe de cuidados paliativos, em casos de câncer indicados, em paralelo ao tratamento ativo.

Nossos pilares

  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação sensível e eficaz com pacientes e familiares;
  • Elaboração de um plano de cuidados de acordo com os valores e desejos do paciente.

Nossos pilares

marcaçao

Certificação JIC

O serviço de cuidados paliativos do Americas Oncologia funciona de forma estruturada, desde 2011, e é a única instituição brasileira que, desde 2013, possui o selo de certificação específico pela Joint Commission International (JCI), o maior órgão certificador do mundo.

A equipe também utiliza ferramentas de contínua avaliação de qualidade de atendimento, tais como pesquisa de satisfação com pacientes ou familiares, e aplicação sistemática de escalas de avaliação de dor e outros sintomas, como falta de ar, de apetite, depressão, ansiedade e insônia.

Certificação JIC

marcaçao